ULTIMOS INSTANTES


«Car tel un homme pense dans son couer, tel il est»
(provérbios 23;7)


ULTIMOS INSTANTES

Tudo me comove entre o luar que nasce
E a palidez desta vida que se vai
Enche-se o meu ser de neve
Tão próximo da verdade que asfixia

Oiço aquela voz afável do enfermeiro
“Estamos aqui, estamos consigo”.
O hálito condensa este vapor leve
Não podes ficar nesta cama comigo

Ele volta o enfermeiro
Analisa, olha, comunica assim
Põe a mão sobre o meu ombro
Precisa algo de mim?

A dor traz pela mão
Ondas de verdadeira ternura.
Estamos ambos a compreender
As palavras simples da amargura.

Sou como a chuva e o vento
Já não sei falar de outra maneira
Sou brisa á beira da tua cruz
O dolorido acendeu esta fogueira

Então manter-me junto de ti
Significa que continuas vivo…,
Um carinho, um gesto uma mão
São o meu incentivo.

Sabes de que me lembra?
Duas lágrimas que verti para ti
Do encontro em doce enleio
Só me esqueci do que sofri.

Paciente e família num esforço mutuo
Em que fala a voz do querer dar.
O zéfiro mais leve age e transforma
Apaga a solidão ao acompanhar.

Nada acabou, tudo começou…

Utilia



16 comentários:

Laura disse...

Ó minha rica utlia, a nina querida enfermeira..ah, como vai a minha querida amiguinha? ainda não tinha entendido quem era, mas agora sim...
Enfermeiros e doentes, um sinald e amor muito proximo, daquele amor que Jesus pediu ao Bom Samaritano, para dar...Eis aqui uma alma Samaritana com quem gosto de falar..beijinhos a ti querida amiga...laura..

Colibri disse...

A força do pensamento
Nos transporta tão longe
Nos fortalece em cada momento
Nos tira o hábito mesmo sendo monge

A dedicação aos outros é energia
Que transpõe o inabalável
É na verdade uma subtil magia
Que explica o inexplicável

Parabéns pelo teu blog. :-)

Muitos beijinhos +++++++++

Ena Rot disse...

Bonito!
Uma boa semana, abraço grande.

Laura disse...

Olá, a pensar no bem com todas as forças do nosso Ser, ele realiza-se...acredito que é assim...
Beijinhos doces a ti que mereces muito mais...

Maria da Luz disse...

Verdade, que cuidar implica muita coisa, muito esforço, muito estudar, muito dar, muito receber, muita técnica , muita teoria, muita comunicação...
"Mesmo sem ser samaritana."

Laura
Ser enfermeiro é cuidar do total da pessoa humana, e isto para mim assim como para outros colegas, implica de uma maneira holistica cuidar da vida humana desde o nascer até ao morrer, indo isto mais longe que executar técnicas, no que é da nossa competência.

Maria da Luz disse...

Colibri
Benvindo ao meu cantinho.

È verdade que ao dar recebe-se com a condição de saber receber

Maria da Luz disse...

Enarot
Estou feliz em vê-la por aqui.
Obrigada pela vizita

Blogger de Saúde disse...

(lindo) ... Boa semana cara Utilia.

Laura disse...

Minha querida maria da luz, os enfermeiros, salvo seja vieram para cuidar dos corpos, mas quando são pessoas bem formadas, como tu que podes ser um belissimo exemplo... eles alargam o seu coração para árdua tarefa de ver e consolar vidas em sofrimento, vidas que já sentem que vão partir, e morrer todos morremos sozinhos, porque na morte podemos estar acompanhados por alguém como tu, mas o salto e o medo devem fazer parte de quem se vai que teme essa hora dorida. sei que do lado de lá já nos esperam os Anjos amigos para nos encaminhar para onde devemos ir, só que queme stá deste lado, a maioria nunca se preocupou em querer saber o que há para lá desta vida! Claro que memso os que procuram saber e tudo fazem para isso, também devem ter receio...pois não é fácil deixar este lado, os filhos, os parentes, os amigos, mas depois do lado de lá saberemos o que nos espera!...
Beijinho a ti alma querida.

Laura disse...

Ser Solidário… (A todos os que andam no voluntariado ou se doam aos outros)



Ser solidário é saber amar
Ter no coração um grande amor,
É sentir o que sente quem recebe
Uma migalha de amor...

Ser solidário é doar-se sempre
Coisa que o dinheiro não pode comprar,
É saber caminhar ao encontro da dor
E seu tempo poder ofertar...

Ser solidário é saber ver
No olhar do outro o seu sofrer
É entender os porquês
De quem está a sofrer...

Ser solidário é doar-se em harmonia
É aparecer onde é preciso
Seja de noite ou de dia
E levar com ele um sorriso...

E se todos soubermos unir-nos
E se todos soubermos ouvir-nos
Conseguiremos chegar mais alto e mais além,
E seremos corajosos como ninguém!..


Maria da luz, ai vai um poema que retrata bem o bem fazer...Sai no livro que estou quase a publicar...
Beijinhos para ti, da laura...

Maria da Luz disse...

Coisinha tão bela, é mesmo lindo.

Laura disse...

Eu também sou voluntaria no hospital e adoro dar miminho, vou dar lanches ou prás urgências, deixei de ir ha anos, mas vou voltar de novo... beijinhos.

Kênia Garcia disse...

Triste e intenso.
Gostei.

Beijos e bom fim de semana!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá minha querida amiga Maria da Luz, quantas vezes nos encanta,
um momento de silêncio das palavras
que não dizes,
ao abraço que não negas, mesmo quando no meu canto
com carinho eu espero-te.

No meu leito que silêncio
da tua ausência
também cala a tua voz
aqui dentro do meu peito.

Amiga, muitos beijinhos de carinho e ternura.
Fernandinha

Maria da Luz disse...

Laurita
Tu tens imenso para dar e do muito bom isso é verdade

Maria da Luz disse...

Fernandinha. é verdade há palavras que não precisam ser ditas, um olhar nestes ultimos instantes vale um grande romance.
Um extrato de vida que pode dar e receber paz.